SEMEC ENCERRA PROJETO DE PROMOÇÃO DA LEITURA COM FEIRA CULTURAL EM MOSQUEIRO

 

Cerca de oitocentos alunos de oito escolas municipais de Belém participarão de um grande evento cultural no distrito de Mosqueiro, nesta sexta-feira, 02 de outubro, das 9 às 17 horas, na culminância do projeto “Memória da Literatura” promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) através do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), o qual desde 2013 até setembro deste ano já levou a promoção da leitura às setenta escolas que compõem a rede municipal da capital paraense.

Em 2013, quando foi lançado, o projeto contemplou a “Memória da Literatura do Pará”, levando vida e obra de cinquenta escritores que produziram seus escritos no território paraense, como Max Martins, Dalcídio Jurandir, Bruno de Menezes, Ruy Barata, Adalcinda Camarão, Edyr Proença, Eneida de Moraes, Maria Lúcia Medeiros, entre outros. A dinâmica da proposta é simples: através de banners, as escolas recebem exposições sobre os autores, com os alunos conhecendo, através da mediação dos professores, a vida e obra dos produtores de textos. Na culminância, as escolas apresentam em linguagens diversas (Teatro, Música, Contação de Histórias, Dança, Canto, etc.) o resultado do trabalho realizado.

Em 2014 houve a participação de doze autores paraenses contemporâneos ligados à Literatura Infanto-juvenil: Alfredo Garcia-Bragança, Amaury Dantas, Andersen Medeiros. Antônio Juraci Siqueira, Bella Pinto, Daniel Leite, Edvandro Pessoato, José Antônio Neto, Luiz Peixoto Ramos (Jabutigão), Paulo Nunes, Rufino Almeida e Walcyr Monteiro. Em 2015 a ação cultural trabalhou com os autores nacionais e os universais, como Ana Maria Machado e Ziraldo, e ainda La Fontaine e Saint-Exupéry.

 

peixotoMUNDO-LIVRO

Para os que foram às escolas, o sentimento é de valorização da literatura regional. “Que o projeto possa difundir o vírus da leitura, do interesse pela arte, contamine novos leitores, motivando-os a transformar-se pela arte”, diz o escritor Edvandro Pessoato. Com mais de trinta anos de estrada na vida literária, Luiz Peixoto Ramos, conhecido em Belém como Jabutigão, diz que muitas vezes a emoção tomou conta dele ao ver seus livros “vivos”, interpretados pela garotada das escolas. “Foi uma experiência ímpar em todos os sentidos. Apoiar autores paraenses, de uma maneira lúdica, engrandece e enriquece a nossa cultura”.

GARCIA.FOTO

O escritor Alfredo Garcia-Bragança (ao lado), criador do projeto, estima que, em seus trinta e seis meses de existência do “Memória da Literatura”, tenha sido atendido um público estimado em sessenta mil pessoas, aí somadas as comunidades escolares, país e responsáveis e habitantes dos entornos das escolas de Belém. “O projeto proporcionou um resgate da autoestima dos nossos alunos e alunas, dos docentes, e levou até as escolas um pouco da nossa rica arte literária. A semente foi lançada, resta agora cultivá-la e perseverar nesta missão, que é árdua”.

Daniel Leite (abaixo), atualmente cursando doutorado em Letras em Portugal, na Universidade de Lisboa, também foi ao encontro dos leitores e leitoras de Belém. “Sempre me perguntam quando eu virei escritor. Digo que não sei. Sei apenas que tudo começou quando eu virei leitor, Isso o projeto proporciona: abrir um mundo de livros às crianças”.

daniel_leite_0028

A coordenadora do Sismube, professora Georgete Albuquerque, enfatiza que, somado a outras ações de promoção da leitura nas escolas municipais, o projeto proporcionou o prêmio “Reconhecimento do Município Leitor”, do projeto “Trilhas”, do Instituto Natura, junto com Rio de Janeiro (RJ) e Ponta Grossa (PR) este ano. “Este reconhecimento é um estímulo muito grande para buscarmos outras realizações”.

 

SERVIÇO

Culminância do projeto “Memória da Literatura”, sexta, 02 de outubro, de 9 ás 17 horas, na escola municipal Anna Barreau (Rua Mariano Cavalero de Macedo – Vila Nova, s/n – Ariramba). Participação de estudantes de oito escolas municipais do distrito e presença dos escritores Alfredo Garcia-Bragança e Luiz Peixoto Ramos (Jabutigão),

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s