OS FEIOS NÃO ENVELHECEM

 

O poeta que me perdoe, mas feiúra é fundamental. Falo isso de cátedra, pois sempre fui feio, e não vejo depreciação em falar dessa forma. A diferença fundamental entre um bonitão que se auto-elogia e um feio crítico é que o primeiro enfeará durante a vida, já o feio, como nasceu feio, cresceu feio e, se não apelar para algum produto milagroso à venda ou fizer uma cirurgia plástica reconstitutiva, morrerá feio, não está nem aí. Venho descobrindo essa verdade aos poucos. É um parente que comenta o quanto eu não envelheci passados dez anos que não nos vimos (é bom acrescentar que ele a mim me pareceu um tanto míope, mas vá lá…), é um colega de trabalho que pergunta a minha idade e depois exclama:

– É mesmo? Puxa! Pensei que ser dez anos menos! Olha lá, hem? Estás em forma, enxuto!

Difícil ficar enxuto nesta Santa Maria de Belém do Grão-Pará, seja pelo calor ou pelas chuvas crescentes, concordam? Mas, voltando à feiúra fria: quem é feio sabe que, desde a mais remota notícia da infância, aparecem aquelas expressões dúbias, misto de pena e de gentileza:

– Olha só, ele é tão bonitinho…

feio1

“Bonitinho”, como deve saber todo feio que se preza, é o feio “arrumadinho”. Também transitei por essa fase, sendo bajulado eufemisticamente. Na adolescência, com todos seus bilhões de hormônios em efervescência, passei a ser “simpático”. Como sempre fui metido a engraçadinho, galguei algumas posições e cheguei a ser “simpaticíssimo”, superlativo que grudou em mim como um chiclete. Mas, entendam bem, sempre sendo feio fisicamente. Na idade adulta, mercê da posição social galgada, já trabalhando para produzir a mais-valia, virei “atraente”. Nunca soube se o que atraía o sexo oposto era meu emprego, algum dinheiro ou as anedotas sem graça que contava para entreter as minhas eventuais companhias femininas. Vencida a turbulência da passagem de tempo de “jovem adulto”, a caminho da terceira idade, descobri-me “charmoso”, pelo menos é o que me assegura com sua sapiência feminina minha esposa.

GARCIA.CARICA

Foi assim que desenvolvi essa minha teoria, que poderá até ganhar o Prêmio IgNobel de Criatividade. Como os feios não são notados pelas pessoas a vida toda e os bonitos sim, quando estes últimos envelhecem perdem na comparação com o ápice da sua beleza (18/30 anos), gerando aqueles comentários ditos de lado:

– Nossa! Como Fulano está envelhecido!

É aquele processo que, no tocante às mulheres, transforma uma uva num abacaxi, deixando o politicamente correto de lado. Já quanto aos feios, a coisa muda de figura:

– Nossa! Como Fulano está bem! Aquele topete grisalho é um charme!

Creio que um dos responsáveis por esta valorização dos feios na sociedade moderna tenha sido o ator francês Jean-Paul Belmondo. Ele vivia cercado de belas mulheres em seus filmes e era considerado “charmoso”. Um outro feio que faz bonito na telinha é o ator José Mayer, e a mim não digam as mulheres que Mayer é bonito, por favor. Ele, como todos nós feios acima de 40 anos, é “charmoso”, seja lá o que isso signifique. E assim caminha a humanidade, entre feios e bonitos, alegres e tristes, rumo a não se sabe onde.

 
feio2

Do livro PORANDUBAS, Populivros, 2009

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

