UFPA INSCREVE PARA SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTO- JUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA

ANNERI SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA

1. APRESENTAÇÃO

 O “I SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA” nasceu da necessidade de se discutir a produção literária infantil em meio ao processo de formação de leitor dentro do contexto amazônico. Impulsionado pelos trabalhos desenvolvidos no Projeto de Pesquisa “Literatura Contemporânea na Amazônica: estudos e registros para formação de leitor”, realizados pelo Grupo de Estudos “Literatura Amazônica e Formação de Leitor” (GE-LAFOL), o Simpósio visa abrir um espaço de reflexão e de debate em torno do texto literário infantil e os seus desdobramentos dentro do processo de formação de leitor.

A falta de um material crítico e didático que tenha como base os textos dos escritores da região Amazônica e que sirva de auxílio ao trabalho do professor de Ensino Médio e Fundamental tornou-se o centro de nossa pesquisa. Esta lacuna é comprovada em todos os níveis da Educação Básica. Um levantamento feito pelo professor Paulo Demetrio Pomares aponta para um fato no mínimo curioso: mais de 90% dos textos literários que compõem os livros didáticos adotados pelas escolas no Pará são de autores de outra região do país.1 Contrariamente a essa realidade, é mais do que conhecida a ideia expressa pelo então Ministro da Educação e do Desporto, Paulo Renato Souza, a respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais: “Note que eles são abertos e flexíveis, podendo ser adaptados à realidade de cada região”. Sem essas devidas adaptações, necessárias para fazer do processo de formação de leitor um processo contextualizado, o trabalho do educador perde um elemento fundamental que pode servir de estratégia de sedução do leitor em potencial: a identidade cultural dos educandos, traços afetivos entrelaçados nas malhas do texto.

1 O dados apresentados pelo estudos do Professor Demetrio são preliminares, pois a pesquisa se encontra ainda em fase de desenvolvimento, o que indica que esse percentual pode ser ainda maior. 

O GE-LAFOL, compreendendo a necessidade de suprir essa lacuna, promove seus estudos com a finalidade de produzir material crítico e didático a partir da literatura local para ser trabalhado em sala de aula do Ensino Básico. Contudo, entendemos que, para alcançar o melhor resultado em sua pesquisa, se faz necessário chamar para o centro do debate: outros pesquisadores que já trabalham com o tema (Literatura e Formação de Leitor), os professores do ensino Médio e Fundamental que já estão diretamente envolvidos com o processo de formação de leitor, escritores voltados.

Refletir sobre essa distorção e buscar meios para desenvolver um estudo que dê suporte crítico e didático aos textos literários produzidos na Amazônia faz desse Simpósio a porta de entrada para também se revigorar o pensamento em torno da educação em nosso Estado. O “I SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA” pretende ser, portanto, um espaço no qual os sujeitos, aqui demarcados dentro do processo de formação de leitor, possam construir os caminhos facilitadores entre a literatura local e o leitor.

OBJETIVOS

Gerais

1. Construir um espaço de reflexão e debate em torno da Literatura Infanto-Juvenil produzida na Região Amazônica, em especial, no Estado do Pará;

2. Repensar o processo de formação de leitor no âmbito educacional que envolve a construção de uma identidade cultural;

3. Promover uma reflexão que articule a produção literária local e a sala de aula do Ensino Básico;

4. Ampliar a rede de pesquisa em leitura e em literatura infanto-juvenil na região.

Específicos

1. Discutir estratégias de formação de leitores entre crianças e jovens na sociedade contemporânea;

2. Promover a reflexão em torno da questão da leitura e das representações culturais;

3. Refletir sobre a produção, mediação e recepção da literatura infantil e juvenil na Região Amazônica;

4. Confrontar experiências realizadas em diferentes contextos socioculturais que envolvam a leitura, o livro e a literatura infanto-juvenil;

 5. Discutir os programas governamentais que envolvem a leitura e seus suportes metodológicos.

PÚBLICO-ALVO – Professores, pesquisadores, especialistas, estudantes de Letras, de Pedagogia e áreas afins.

LOCAL DO EVENTO – Auditório do ICJ – UFPA

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PROGRAMAÇÃO

DIA 06 DE NOVEMBRO
8h – Credenciamento.
Local: Auditório do ICJ
9h às 10h – Abertura do Evento
Local: Auditório do ICJ
10h às 12h – Palestra de Abertura: “Literatura e escola: a questão do valor na ficção voltada para crianças e jovens”
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Neide Luzia de Rezende (USP)
Mediadora: Prof.ª Dr.ª Eliana de Felipe (UFPA)
Local: Auditório do ICJ
• 14h às 15h30min. – Oficinas e Minicursos
Local: Salas de aula do bloco Ep.
16h às 18h – Mesa-redonda: “Literatura Infantil: teoria e prática”
Participantes:
Prof. Dr. André Teixeira Cordeiros (UFT)
Escritor Gilmar França Veloso

Escritor Juraci Siqueira
Mediadora: Prof.ª Dr.ª Ana Tancredi (UFPA)
Local: Auditório do ICJ
18h às 19h – Lançamento do livro do escritor Gilmar França Veloso
19h às 20h – Programação Cultural
Local: Auditório do ICJ

DIA 07 DE NOVEMBRO
8h30min. às 10h – Sessão Comunicação
10h às 12h – Palestra: (GRUPO TEIA AMAZÔNICA)
Palestrante: (GRUPO TEIA AMAZÔNICA)
Mediadora: Prof.ª MsC. Telma Guerreiro Pinto Barroso (UFPA)
Local: Auditório do ICJ
14h às 15h30min. – Oficinas e Minicursos
Local: Salas de aula do bloco Ep
• 15h30min. às 16h – Intervalo
16h às 18h – Mesa-redonda: “A formação de leitor na Educação Infantil e Anos Iniciais”
Participantes:
Educadora Sônia Situba (SEMEC)
Prof.ª Dr.ª Selma Pena (UFPA)
Prof.ª Dr.ª Sônia Regina Teixeira (UFPA)
Mediadora: Prof.ª Dr. Eliana Felipe (UFPA)
Local: Auditório do ICJ.
18h às 20h – Programação Cultural
Grupo de Contação de Histórias “Ayvu Rapyta”
Local: Auditório do ICJ.

DIA 08 DE NOVEMBRO
• 8h30min. às 10h – Sessão de Comunicação
10h às 12h – Mesa-redonda: “A formação de leitor na perspectiva da escola de tempo integral”
Participantes:
(GRUPO TEIA AMAZÔNICA)
Prof.ª Dr.ª Neide Luzia de Rezende (USP)
Prof.º Dr. Nilo Souza (UFPA)
Mediador: Prof.º MsC. Wilson Barroso (UFPA)
Local: Auditório do ICJ
14h às 15h30min. – Oficinas e Minicursos
Local: Salas de aula do bloco Ep.
15h30min. às 16h – Intervalo
16h às 18h – Mesa-redonda: “Políticas públicas, literatura amazônica e formação de leitor”.
Participantes:
Prof.º Esp. Paulo Demetrio Pomares (SEMEC-Belém)
Poeta Renato Gusmão
Escritor Alfredo Garcia
Mediador: Prof.º Dr. Joel Cardoso (UFPA)

Local: Auditório do ICJ
18h às 20h – Conferência de Encerramento: “Literatura e formação da atitude leitora em crianças e jovens: condição para a apropriação da cultura escrita”
Conferencista: Prof.ª Dr.ª Suely Amaral Mello (Unesp)
Mediador: Prof.º Dr. Nilo Souza (UFPA)
Local: Auditório do ICJ

INSCRIÇÃO
Sem apresentação de trabalho: de 09 Setembro a 25 de outubro.
Com apresentação de trabalhos: de 15 Setembro a 25 de outubro.
As inscrições deverão ser realizadas pelo site do evento: http://gelafol3.webnode.com/. A listagem dos trabalhos aprovados estará disponível através do site a partir do dia 28 de outubro de 2013.livros-abertos

 

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