A PRAÇA QUE É DO LIXO E DO ESQUECIMENTO


Hoje, domingo, 11 de novembro de 2012, fui a Praça da República, depois de uns seis meses. Antes não tivesse ido. Paciência, precisava dar um tempo enquanto nossa filha, Glenda, fazia vestibular, e lá ficamos rodando pela feira de artesanato eu, minha mulher e Marilene Colares, minha sogra.

A praça, que muitos poetas já disseram ser do povo, hoje está do jeito que o Enjeitado gosta: maltratada, abandonada, suja, cheia de camelôs – que ganham dos artesãos – e abrigando eventos de tudo que é dimensão: de angariação de assinaturas contra Belo Monte a feirinhas culturais de colégios de classe média alta.

Pode ser que muitos não saibam, mas a praça é um lugar público, porém não é a casa da Mãe Joana. Há algum tempo não era qualquer evento que podia ser realizado ali. Havia disciplina, controle, a prefeitura precisava autorizar a liberação. Hoje, como se sabe, nem prefeito temos em Belém do Pará.

O que eu vi hoje, na Praça da República, que me indignou como cidadão? Gente dita de bem deixando seus cães cagarem nas alamedas, outras atirando cascas de coco no chão; muitos nem aí para essas aberrações.

Mas, o cúmulo mesmo é essa imagem que registro aqui: o chafariz da Praça da República, que há muito deixou de funcionar, afogado na falta respeito com o patrimônio público e com lixo até a borda. O pior: ninguém dos passantes se indignando com a situação. Você leu algo na mídia da cidade sobre isso? Claro que não! TODOS ESTÃO SURDOS, CEGOS E PARALÍTICOS!

Pelo menos aqui, nessa provisória liberdade das mídias sociais, posso deixar meu brado de cidadania e indignação: NÃO DEIXEM MORRER A PRAÇA DA REPÚBLICA. Se isso acontecer, acreditem, morrerá um pouco de todos nós.

 

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A PRAÇA QUE É DO LIXO E DO ESQUECIMENTO

  1. Caro Alfredo, você diz que todos estão surdos. É verdade. Porque, além da questão do lixo, depredação, abandono e afins, existe o barulho. Fiz um artigo sobre isso no meu blog. Dá uma olhada:
    http://hamiltonbraga.wordpress.com/

Deixe uma resposta

