SANT’ANA PEREIRA E SEU “CORPO SEM SOMBRA”

Dois tempos de uma partida de futebol, mais a prorrogação. Foi nesse interregno que li o livro “Corpo Sem Sombra” (Romance, Cejup, 2012, 65 páginas) do advogado e escritor Sant’ana Pereira.

Foi exatamente numa espera, que se tornou das mais frutíferas, que vim a conhecer os personagens que povoam essa mais recente obra do já conhecido autor de “Invenção de Onira” e “Os Saparás”. Romancista por vocação, Sant’ana Pereira vai buscar nas suas observações cotidianas as dimensões ficcionais de suas criações literárias.

Em “Corpo sem sombra” a leitura flui sem peso para o leitor, como se fosse alguém contando para este um “acontecido”, algo que decorreu com alguém estranho. Essa é uma das qualidades do livro, entre outras.

A trama começa com uma profecia da morte de um personagem, o Dr. Jota: “Morrerás às sete horas do dia sete do próximo sétimo mês”. Essa frase é deflagradora de toda a ação do romance, entre idas e vindas no movimentado escritório de Jota, por onde transitam em demandas judiciais sete (de novo o número) cabalísticos atores do romance: Marçal, Da Costa, Dorian, Callari, Thaná, Verônica e Bonamigo.

 

O ROMANCISTA SANT’ANA PEREIRA

Thaná, diga-se, é quem ganha destaque no enredo a partir de sua aparição no capítulo 7. Misteriosa, a mulher é assim descrita por Jota, o narrador que sabe que vai morrer: “Cabelos lisos, negríssimos, caindo até os ombros. (…) Nariz afilado, ligeiramente arrebitado. (…) Seios apontados em minha direção, reclamando a prisão da blusa fina, da seda azul bem claro”. Um verdadeiro perfil de beleza grega.

Aliás, Thaná, que surge em diversos momentos de morte durante o percurso da narrativa, pode ser entendida como uma contração de Tanatos, que, na mitologia grega, personificava a Morte: “Tanatos teria coração de ferro e entranhas de bronze. Os gregos representavam-no com a figura de uma criança de cor preta, com os pés tortos, acariciada pela Noite, ou, ainda, com o rosto desfeito e emagrecido, coberto por um véu, os olhos fechados e com uma foice na mão. Esse atributo parece significar que os homens são ceifados em multidão, como as flores e as ervas efêmeras, e além da foice, asas e um facho em queda, uma urna e uma borboleta”.

O TEMPO PASSA CÉLERE PARA NÓS, “CADÁVERES ADIADOS”

Bem distinta da sedutora Thaná de Sant’ana Pereira, que leva num jogo de gato e rato com Jota a busca deste por ela, e a angústia de saber que sua hora está chegando. Bem escrito, extremamente conciso em suas construções frasais, “Corpo sem sombra” mantém a atenção do leitor até seu final, que pode surpreender diga-se. No meio disso tudo um pouco de discussão sobre a finitude do ser humano, suas crenças, idiossincrasias e a certeza que fica: sedutora ou pavorosa, o sentido da Vida é a Morte, já que somos – como exemplarmente disse Fernando Pessoa – “cadáveres adiados”.

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “SANT’ANA PEREIRA E SEU “CORPO SEM SOMBRA”

  1. Quero ler minha opinião inicial … que houve ?

  2. Que houve com meus comentários, sobre o livro do velho amigo Santana Pereira … onde falei em outros nobres apeístas, quase me esquecendo do assíduo Emídio Rabelo… e dos menos ativos, literariamente produtivos, Wálter Pinheiro e Aldo Cézar … ?
    Foi uma experiência de 20 anos, quando a morte ceifou 2/3 de nossos amigos… Isto é fazer História !

  3. Já escrevi meu comentário inicial … Luiz Lima

  4. De parabéns , meu velho amigo Santana Pereira, que honrou a Associação Paraense de Escritores … juntamente com Haelmo Hass, J.Moura Filho, Abguar Bastos, Acyr Castro , Benedicto Monteiro , Agildo Monteiro , Alfredo Oliveira , Haroldo Maranhão, Orlando Carneiro, Ronaldo Bandeira,Arthur Almeida, Jorge Machado, Ubiratan Rosário, Yara Cecim, Rosângela Darwich, Elias Dahan, Vicente Sales , você, eu e poucos outros, como o amigo do Haelmo, e meu também,da Associação dos Aposentados, que me deu um branco, no momento … Continuamos na ativa , eadem sed aliter …
    Ad perpetuam rei memoriam …

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s