TIA RITA SE APOSENTA

Rita Lee deixa os shows para poder curtir os seus feriadays

A notícia saiu em duas colunas nas páginas de alguns jornais, sem direito a foto – pra gente ver como a turma dos segundos cadernos avalia o que é notícia nas redações; uma briga de Lady Gaga com sua eventual parceira sexual mereceria capa, segundo esses critérios – ou seria a falta deles? –, e em outros como segunda manchete e foto de arquivo. Não importa a forma, o conteúdo é que gritava na notícia: a roqueira Rita Lee anuncia sua aposentadoria. Rita vai dependurar as palhetas, colocar na parede sua guitarra.

“Aposento-me dos shows, da música nunca”, disse Rita. Que complementou sobre sua aposentadoria aos 64 anos de idade: “A palavra aposentadoria tem muitas olheiras; troco por “feriaday”: dar-se feriado permanente”. Ninguém espere ver fotos de Rita Lee nas colunas de fofocas, daqui pra frente, sentada placidamente em uma cadeira de balanço lendo um livro, fazendo tricô ou assistindo alguma sessão da tarde na TV. Claro, nunca. Never. Mas, é bom refletirmos sobre esse processo de aposentadoria, especialmente quando falamos de entes que, quase, consideramos imortais ou jovens para sempre.

Se fosse um reles mortal como nós, Rita Lee estaria agora aguardando correspondência do INSS para levar seus documentos e tratar da aposentadoria. Depois… O que vem depois mesmo? Deixemos isso de lado. Pensemos em que, quanto aos artistas, cada um define qual é a melhor hora de parar. E, lembrem-se, parar de fazer algo que dá prazer a ele. Muito mais no mundo artístico de hoje, no qual direitos autorais são uma merreca, o palco de todos é o You Tube e os shows é que sustentam financeiramente. Rita deixa os shows e será, diz ela, agora “rato de estúdio”.

Outro dia, num bate-papo com o compositor Paulo Sérgio Valle, aqui em Belém, ele disse que está cada vez mais difícil ser compositor profissional no Brasil. O espaço se fecha, as gravadoras ditam o que querem que ouçamos e o nível é baixíssimo quanto à qualidade. Nesse contexto, Rita Lee é um oásis de qualidade num deserto de ideias. Parar os shows e cuidar da saúde a mim me parece uma atitude de alguém sábio e consciente de sua fragilidade. Acabou essa história de artista que é artista tem que morrer no palco. Rita Lee deixa os shows, aumentará nossa saudade de suas performances, mas ela vem logo, logo com um novo disco cheio de rock. Vida longa para a Tia Rita!

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “TIA RITA SE APOSENTA

  1. Luiz Lima Barreiros

    Já fiz aí , ao lado …

  2. Luiz Lima Barreiros

    Já fiz acima …

  3. Astronauta libertário, minha vida me ultrapassa
    em qualquer rota que eu faça
    Dei um berro no escuro
    sou parceiro
    E PARTEIRO (acrescento eu, LLB)
    do futuro
    na reluzente galáxia…

    eu quase posso …

    23.01.2012 / 18,15 h

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s