CATINGA DE MULATA

(impressões acerca de Joíra, personagem do belíssimo conto “NA REDE, O NAVEGAR” do amigo Alfredo Garcia)

 

Joíra era uma joia

Os seios dela eram firmes de furar vestidos

– Mas minha filha, esse vestido novinho…

– Mãe, foi o brinco, mãe…

Mamões maduros ao mormaço de abril

Os lábios eram uma fartura afeiçoada

Jambos rachados à sombra de maio

– Eita safra abençoada !

Estatura de deixar açaizeiras no chinelo

Os olhos, ameixas, abius amarelos

Cintura de pilão e a vontade de socar

Paçoca, às quatro e quinze da tarde

Gergelim (Ah, Joíra, fica aqui perto de mim!)

E provocava, deixava à mostra intimidades

Volumes de rachar cuecas, isso quando se usava cuecas

(Tive muita sorte: Fui criado sem calça

Tenho a cara de besta e os recursos de um cavalo…)

Desembestava pro mato, me masturbinava

Trabalhava duro, com seriedade, até fraquejar as pernas

_Joíra, vai matar o diabo, Joíra!

Os braços, as pernas eram cipó e o balanço

Dança de siriá, dança de carimbó

As axilas dela exalavam fero, hormônios

Os dentes eram balas de hortelã

Oh, cheiro desgraçado, meu deus: Catinga-de-mulata!

Nunca, jamais se capinou

Eram vastos, eram pastos os viçosos capinzais

Penetrar aquela flora

Invadir aquela cerca, entrelace de arames farpados

Foi madeira de dar em doída

Foi preciso marreta, picareta e prego trinta e quatro polegadas

Inclusive uma estaca de jarana (dizem que acapu)

Mas na verdade, eram canos de bambu…

 

À invasão, tudo se avoluma, tudo se apruma

Tudo vira ostra, tudo vira esponja

Doze baldes de espuma.

 

 LU MORAES

Abaetetuba-PA, 01/11/2011, 04:15h da manhã

A maioria dorme

Alguns sonham

Outros, já acordaram…

 

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “CATINGA DE MULATA

  1. Alyssandra Moura

    Lindo, é a cara de uma amiga minha. Parabéns

Deixe uma resposta

