UMA LEI ARRIVISTA E SUAS IMPLICAÇÕES

Acho PAI D’ÉGUA, quer dizer excelente, que a ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ tenha levado toda sua história para produzir esta jocosa e mal-ajambrada LEI N° 7.548 de 12 de setembro de 2011, a qual reconhece como patrimônio cultural de natureza imaterial para o Estado do Pará a linguagem regional, nos termos do art. 286, da Constituição do Estado do Pará.

É-G-U-A! Senhores deputados, se Vossas Excelências tivessem um mínimo de conhecimento da CULTURA paraense, ou mesmo seus bem-remunerados assessores, saberiam que essa linguagem regional que acabaram por reduzir a um nanico vocabulário de dez palavras (será que é porque Vossas Excelências só conseguirão decorar essa quantidade de termos, mais seria dificultoso?) já vem sendo divulgada e reconhecida por autores locais como DALCÍDIO JURANDIR, BENEDICTO MONTEIRO, ILDEFONSO GUIMARÃES, HAROLDO MARANHÃO. ANTONIO JURACI SIQUEIRA, JOÃO DE JESUS PAES LOUREIRO e RAYMUNDO MÁRIO SOBRAL, um dos seus maiores divulgadores, o qual (os senhores sabiam?) já produziu quatro livros sobre o nosso vocabulário papachibé.

Nessa lei arrivista sinto um PITIÚ de interesses escusos, ÉGUA! MAS COMO ENTÃO? Vossas Excelências se acham no direito de reduzir nossa rica expressão vocabular a uma nota de rodapé? BORA LOGO, senhores deputados, ainda é tempo de Vossas ditas excelências reconhecerem como expressões legítimas da nossa fala e da nossa cultura as obras dos autores que mencionei, além de produzirem legislação que, por exemplo, ajude a criar um mercado editorial no Pará que propicie (aí sim!) a divulgação da nossa riquíssima e singular língua paraense.

Senão, senhoras e senhores, Vossas Excelências correm o risco de LEVAR O FARELO na hora do TE ACOCA eleitoral, já que o povo está CUÍRA (e não TUÍRA, JOVISTE!) de tanto péssimo uso da ALEPA e dos mandatos que nós, eleitores do Pará lhes concedemos. Se não for dessa maneira, SÓ TE DIGO VAI aparecer para pedir votos nos arraiais parauaras!

Alfredo Garcia –   Eleitor, leitor, escritor e jornalista paraense

                         

5 Comentários

Arquivado em Uncategorized

5 Respostas para “UMA LEI ARRIVISTA E SUAS IMPLICAÇÕES

  1. Oi professor,
    Só queria que fosse verdade o fato de, “Senão, senhoras e senhores, Vossas Excelências correm o risco de LEVAR O FARELO na hora do TE ACOCA eleitoral, já que o povo está CUÍRA (e não TUÍRA, JOVISTE!) de tanto péssimo uso da ALEPA e dos mandatos que nós, eleitores do Pará lhes concedemos.”, pois desde a fundação da ALEPA que os maus deputados vivem fazendo um monte de baboseira, e mesmo assim continuam se elegendo. Acredito que enquanto a população não tiver uma educação decente continuaram na ignorância de manter esses politiqueiros lá. Outra opção seria a imprensa fazer o seu papel de jornalismo público e conscientizar a população dos fatos.

  2. Acertou na mosca, compadre! Magalhães Barata dizia que “lei é potoca”, imagine essa! Égua não, mano, esses caras ouviram o Gallo cantar e nem sabem onde. Pois eu te digo: cantou bonito em Cachoeira do Arari e nem daqui era. Bem que eles podiam aproveitar esse tempo caro e ocioso fazendo cafuné em cabeça de jararaca…

    • GRANDE JURA:
      UM DIA, QUANDO INAUGURAREM A AVENIDA ANTONIO JURACI, ESQUINA DO BECO ALFREDO GARCIA, ESSA GENTE VAI ESTAR MORTA E TERÁ VIRADO O QUE HOJE SÃO, SÓ QUE EM PÓ: MERDA!

      ABRAÇOS!

  3. Lei sem pé nem cabeça! Qual a aplicação? É uma reinvenção de quem não sabe o que está fazendo com o poder concedido! Alfredo Garcia, você tocou no ponto-chave, em “ainda é tempo de Vossas ditas excelências reconhecerem como expressões legítimas da nossa fala e da nossa cultura as obras dos autores que mencionei, além de produzirem legislação que, por exemplo, ajude a criar um mercado editorial no Pará que propicie (aí sim!) a divulgação da nossa riquíssima e singular língua paraense.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s