OS FRUTOS DO BAOBÁ

 

Os baobás das estepes africanas frutificam uma vez por ano, mas vivem secos por séculos, como certas pessoas


Qualquer dicionário mais modesto vai mostrar a você leitor a definição de pascácio: “indivíduo simplóriotolobobo”. Como dizem os mais sábios, temos o direito a ser pascácio ao menos durante a juventude, quando os hormônios fervilham, as ideologias e as paixões humanas surgem e os jovens humanos se atiram de cabeça, entusiasmados com o momento em projetos os mais diversos. Essa é a graça da vida. Assim ela é vivida há séculos. Diz um velho ditado que ser rebelde aos 20 anos é permitido, permanecer neste comportamento aos 50 anos é tolice.

Quem guarda ressentimentos por mais de vinte anos só pode ser um PASCÁCIO, assim mesmo escrita a palavra em maiúsculas; quem ainda rememora como seu melhor momento uma perlenga imbecil publicada em jornal, fomentada por outros (à direita e à esquerda dos perlengadores) e instigada por uma disputa eleitoral na qual foi DERROTADO democraticamente, deve ter um VAZIO imenso em sua vida. Sim, também já fui um PASCÁCIO – a prova é essa perlenga mencionada. Há uma coisa que a vida nos dá, e que infelizmente muitos não sabem usufrui-la: MATURIDADE. Só amadurece quem sabe olhar o PASSADO e aprende com seus ERROS. Muitas vezes aqueles que não usam ÓCULOS são mais cegos do que os que se utilizam deles, ou como assevera o ditado: o pior cego é aquele que não quer ver.

Há quem prefira continuar atirando pedras nas árvores frutíferas e ser um BAOBÁ, que dura seis mil anos mas vive SOLITÁRIO nas estepes africanas, ou seja sua existência acaba sendo INÓCUA, só sendo ÚTIL, às vezes, quando seu tronco é usado como CISTERNA.

Eu prefiro a companhia de pessoas como os amigos que me acompanham há quase trinta anos, e entre os quais listo os queridos escritores ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA, LUIZ LIMA BARREIROS, RUFINO ALMEIDA e WALCYR MONTEIRO, entre outros, além dos novos e bem-vindos CLÁUDIO CARDOSO, DILMAR BATISTA, EDUARDO SANTOS e LUIZ ALHO. Minha árvore, se fosse escolher uma para ser, seria a MANGUEIRA: dá bênçãos em forma de frutos e sombra para todos.

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “OS FRUTOS DO BAOBÁ

  1. E, que tal estes versinhos , Mário Quintana ? :

    Todos esses que aí estão
    Atravancando meu caminho
    Eles passarão…
    Eu passarinho !

  2. Muito bem lembrado, Alfredo Garcia … águas passadas, não movem moinhos…
    Quando terminei de ver o filme italiano , premiado com oscar, A VIDA É BELA … emendei com: PORÉM CARA …
    Mas, viver na Terra pode ser dispendioso, mas inclui uma viagem anual GRÁTIS , em torno do Sol …
    Mais vale uma feia na cama, do que duas bonitas se beijando…
    Mais vale uma teta na mão , do que duas no sutiã …
    Abraço , do amigo LUIZ … 04.07.2011

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s