A GUERRA DOS EDITORIAIS CANHESTROS

 

De repente, não mais que de repente, achei que estava de volta aos anos 50 da imprensa paraense, tempo em que se fazia a ferro e fogo os jornais de cá. Tempo em que um fio de bigode valia a palavra empenhada, quando editoriais (bem escritos) faziam ferver os nervos menos acostumados às batalhas políticas de então.

Um desses episódios históricos da imprensa no Pará foi o do célebre banho de fezes impingido ao jornalista Paulo Maranhão, então diretor da “Folha do Norte”, ferrenho opositor de Magalhães Barata, contra quem desferia ataques cotidianos nas páginas da sua “Folha”. Ante o ato vil que fora consumado, Maranhão escreveu o editorial   “Ato porco de um governo porco”, o qual começa assim, entre outras coisas assinala: “Cada um dá o que tem, e o governo do nosso Estado não te senão merda para dar”.

Os recentes editoriais publicados por O LIBERAL, assinado por Romulo Maiorana Júnior, na edição de 20 de maio de 2011, e o de resposta, sem assinatura, publicado no DIÁRIO DO PARÁ de 21 de maio de 2011, deveriam ser esquecidos como peças jornalísticas, que não o são. Já disse em sala de aula aos meus alunos de Jornalismo que, no mínimo, esta troca pública de ofensas gratuitas é pedagógica, pois mostra de um lado e de outro um pouco de quem é quem por trás das máscaras cotidianas. Ou seja, como no caso de Barata versus Maranhão, quanto mais feder saberemos quem se destaca com tão mau odor.

O triste é que toda esta pugna enfezada respingue de um lado e outro em excelentes profissionais que militam nas redações, pelos quais nutro o maior respeito. Chamar de “imprensa vagabunda” e outros achincalhamentos a profissionais que trabalham ao menos dez horas diárias sem receber horas extras é desconhecer a própria empresa que preside. Esperemos outros lances dessa guerra canhestra. Até agora, entre mortos e feridos, salvaram-se todos…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s