CARTA ABERTA AOS VEREADORES DE BELÉM

 

Os senhores vereadores da Câmara Municipal de Belém (CMB) perderam uma grande oportunidade de permanecerem calados. Deram uma no cravo e outra na ferradura. Repondo os fatos para quem – grande parte dos (e)leitores – os desconhece: recentemente, em acordo conchavado, os senhores edis decidiram denominar – com todo louvor, diga-se – a extensão da atual Avenida Independência que vai da Rodovia Augusto Montenegro (em Belém) até “aos limites do município de Ananindeua” como Avenida Jornalista Laércio Wilson Barbalho. Esta proposta, vale assinalar, foi feita pelo vereador José Scaff Filho (PMDB), a quem parabenizo, inicialmente.

A graciosidade veio na sequência: para homenagear o centenário da Assembleia de Deus, cuja história está intrinsecamente ligada ao Pará, sem dúvida, os senhores parlamentares do legislativo municipal resolveram denominar a outra extensão da Avenida Independência como Avenida Centenário da Assembleia de Deus, em detrimento do escritor Dalcídio Jurandir, que até a presente data nomeava a avenida na extensão que vai da Rodovia Augusto Montenegro até a Avenida Júlio César.

Justifica-se, naturalmente, a decisão dos senhores vereadores por dois fatos: a) Total desconhecimento de quem foi Dalcídio Jurandir, de sua importância para a história cultural e política do Pará; b) Desejo de agradar aos nobres integrantes da Assembleia de Deus, no que vai um nada louvável toque eleitoreiro na votação.

Senhores vereadores: como escritor paraense lastimo muito a decisão de Vossas Excelências, o que somente prova o total divórcio desse Legislativo, que deveria ser um dos primeiros a legislar em defesa de tal iniciativa, com a nossa Cultura, com a nossa Literatura. Sim, senhores, sabemos que nós, escritores paraenses, somos quase uma raça em extinção, mas ainda somos formadores de opinião, temos famílias e influência entre o eleitorado, especialmente o mais esclarecido, o qual, faço lembrar, votará na eleição do ano que vem.

 Atenciosamente,

 ALFREDO GARCIA

Escritor e Jornalista

Sócio Nº 6 da Ass. Paraense de Escritores (A.P.E)

Registro 1111/94 – DRT-Pa.

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “CARTA ABERTA AOS VEREADORES DE BELÉM

  1. Tudo mal ! e pra quem reclamar?? pro MP???? pro Bispo??? Afinal quem é o ‘dono’ da Av. Dalcídio Jurandir??? quem é o ‘dono’ das memórias de Dalcídio, a Fundação Casa de Rui Barbosa ou o Instituo Dalcídio Jurandir, alguém sabe onde fica??? Acho que o movimento precisa transceder do espaço virtual e ganhar as ruas. Os alunos das Universidades fizeram algum movimento, alguma coisa escrita e panfletada nos forrós da vida??? E o movimento dos intelectuais paraenses, existe algum movimento??? Por fim, no final das contas alguém ainda vai sair falando assim: “prefiro andar em uma pista asfaltada sem semáforos para ‘atrapalhar’ do que saber em que rua eu roo esse osso, afinal de contas o rato roeu a roupa do rei de Roma”. Infelizmente temos memórias e hd´s curtos.

    • ALEXANDRE:
      Só essa indignação sua já vale o meu recado aqui.
      O pior de tudo é que nas universidades DALCÍDIO é mais comentado do que lido.
      Poucos estudantes leram UM livro de DALCÍDIO.

      Abraços,

      ALFREDO GARCIA

  2. Luiz Lima Barreiros

    Aplausos ao seu artigo, Garcia … e , pelas críticas aos nobres edis , e pelos lembretes que as eleições estão aí… Quando vereador, José Artheiro batalhou para que a Associação Paraense de Escritores se tornasse entidade pública municipal… e, depois, Arnaldo Jordy, para que tornasse a A.P.E entidade pública de âmbito estadual… Dalcídio Jurandir honrava ser o nome de uma grande e promissora avenida … mas …
    Embora a morte já tenha ceifado 2/3 de nossos associados , continuamos na luta, lendo e escrevendo… e, votando …
    LUIZ LIMA BARREIROS
    Sócio nº 3 , da Associação Paraense de Escritores ( A.P.E)
    e seu Secretário-Geral , nas três primeiras gerências,quando tornamos a entidade utilidade pública; e depois , seu Presidente , por dez anos …em eleições limpas e honestas …

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s