O MAPARÁ REMOSO

 

 

Essa história aconteceu no tempo em que os animais falavam. Diz que o mapará, peixe de couro, de água doce, existente principalmente no rio Tocantins, abundante na microrregiaõ de Cametá, cujos olhos são nas laterais de seu corpo, ficando situados sobre a articulação das mandíbulas, teve nessa época uma refrega com o Leão, que era o rei de uma certa floresta, e também com um Lobo, que se dizia malvado.
Ocorre que tanto o Leão quanto o Lobo Papão – o qual iremos a partir de agora de Papão – estavam numa época de vacas magras, não comiam nada, nem ninguém. Resolveram partir para uma dieta à base de peixe. Aí entra o mapará na história.
Sabendo da armadilha pensada para ele, e como mapará que marca bobeira vira peixe frito no almoço, o esperto peixe olhudo tramou uma resposta ladina para Leão e Papão. Quando o Papão chegou ao rio para devorar o maparazinho, este veio à tona e disse:
– Já sei que me comerás, mas precisas me devorar com uns temperos básicos da terra, tá? Fecha os olhos e te deliciarás!
Assim fez o Papão e o mapará tacou na bocarra do Lobo Bobo duas espinhas de tubarão, que obtivera no fundo do mar. Saiu o Papão a gritar pela floresta “me acudam”, desesperado.
Com o Leão a história foi outra. Chegou o rei dos felinos ao rio e disse que ia comer o mapará. Sem tempero mesmo. O mapará disse:
– Tá bom, mas deixa eu me despedir da família, certo?
Foi lá no fundo do rio e, do mesmo jeito que engabelou o Papão, fez o Leão se entalar com quatro espinhas inteiras de pirarucu! Como o Leão adoecesse, de mentirinha, o mapará foi à casa do Leão, com pena. Era tudo uma armadilha pro maparazinho! Preso na casa do Leão, o mapará ainda levou três dentadas do Leão que, quando pensou que ia detonar de vez com o esperto peixe, viu serem enfiadas em sua goela leonina três espinhas de tubarão!
Moral da história: Todo mapará tem seu dia de tubarão e Leão e Lobo Papão que não se cuidam acabam entalados com espinha de mapará.

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O MAPARÁ REMOSO

  1. Nelson gomes nunes

    Eu vi o peixe mapara gostei vi pela televisao e muito peixe mapara muito barquinho fazendo bloqueio pra pegar o peixe mapara os pescadores fizero um circulo cercando com rede muito grande pra pegar o peixe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s