NA VERDADE, EU VOS DIGO…

A Verdade está no centro de uma polêmica no Congresso Nacional. Mas, espere um pouco, que Verdade é essa que todos têm medo? Trata-se da chamada Comissão Nacional da Verdade, que visa identificar e punir torturadores, assassinos e seqüestradores, os quais, covardemente, acabaram com a vida de muitos brasileiros considerados de esquerda no período dos governos militares ditatoriais (1964-1985).

Mas, por que será que tantos temem a Verdade? Leiamos o que dizia Bertolt Brecht: “Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso”. Ou ainda o mestre Oscar Wilde: “A verdade jamais é pura e raramente é simples”. Entre os que a temem estão as Forças Armadas, que ditaram as leis e se impuseram pela força das armas nesse que é um dos mais negros períodos de nossa História. Mas, por que não abrir os arquivos da Ditadura Militar já que vivemos um período de plena democracia?

Eu, por exemplo, gostaria de saber por que meu pai, Alfredo Jorge Hesse Garcia, foi preso naquele período, exilado depois dentro do seu próprio país, demitido “a bem do serviço público”. Muitas outras pessoas gostariam de ver redimensionadas as Verdades de suas famílias, especialmente os familiares dos guerrilheiros do Araguaia e os milhares de “desaparecidos”.

Na verdade eu vos digo que, os que temem a Verdade ocultam esqueletos em seus armários e, sintomaticamente, preferem ver a banda passar tocando marchas militares do que abrir seus arquivos para revelar, finalmente, a este país imenso, o que realmente ocorreu naqueles dias sombrios onde o chumbo e as torturas eram a lei feita na marra. Tenho dito!


Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s