ESTE CARNAVAL NUNCA VAI SER IGUAL AO QUE PASSOU

Confesso que me passou pela cabeça, logo ao entrar no salão, a letra da velha marchinha: Este ano/Não vai ser/Igual aquele que passou… Coisa de velho, diriam meus filhos, do alto dos seus 27, 23, 17 e 15 anos. Um conselho de neo-anciãos. Rsrsrsrs.

Mas, imitando o gênio de Machado de Assis: mudou o carnaval ou eu é que mudei? Os dois, concluo. A memória acode com uma imagem dos meus dois anos de idade, em Bragança, numa foto hoje apagada, vestido de pierrô, no colo da minha mãe – ou será do meu pai? Naqueles idos o carnaval era composto de alegria, desfiles em ruas abertas ao público, marchinhas críticas e muito confete e serpentina.

A festa de carnaval que fui não tinha marchinha, alegria e nem o espírito dos carnavais passados, que, aliás, precisará de umas duzentas mil sessões espíritas para reaparecer. No salão, ao som de funks, melody, pagodes melosos, forró e algo indefinido entre dance music e street dance, alguns jovens entediados se balançavam feito cumprissem um ritual. Só quem curtia a festa mesmo era a gurizada até os dez anos. Mas, para eles, sintetizou bem minha mulher, Gleice, aquilo era “uma continuação do recreio”.

Certamente não sou um saudosista, mas há muitos como eu que, imbuídos do espírito da antiga quadra momesca, ainda acreditam que é possível brincar o carnaval. Bobagem. Hoje a vida vem pela TV no celular, a internet, a TV a cabo. Quem se digna ainda a sair de casa e pular ao som de Ei, você aí?Me dá um dinheiro aí?. Ou, ainda, Mamãe eu quero/ Mamãe eu quero mamar!. O Carnaval morreu. Viva o carnaval!

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

